Desde o primeiro mês de mandato, a dupla de representantes do PT trabalha para combater o problema da dengue em Francisco Beltrão.
Saúde
01/03/2025

Uma das primeiras ações do mandato de Mara Fornazari Urbano e Marcos Folador, dupla de vereadores do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Francisco Beltrão, tem um foco especial: o enfrentamento à dengue pela saúde da população beltronense.
Com pouco mais de 100 mil habitantes, Francisco Beltrão tem cerca de 17.396 casos prováveis da doença. Enquanto isso, Foz do Iguaçu, com 280 mil habitantes, soma 15.238 casos prováveis. A partir da comparação de dados que indicam que a situação de Francisco Beltrão no controle da dengue é muito mais grave do que de cidades como Foz do Iguaçu, Mara e Marcos indicaram uma possível solução ao Poder Executivo municipal: a adesão ao programa federal WOLBACHIA de combate ao Aedes Aegypti.
Organizado pelo Ministério da Saúde, o programa WOLBACHIA tem como objetivo o controle da população de mosquitos Aedes Aegypti por meio da liberação de mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia, um método comprovadamente eficaz e seguro para reduzir, em médio e longo prazo, a transmissão de doenças como a dengue. Cidades como Foz do Iguaçu, que hoje têm um cenário muito mais controlado que Francisco Beltrão em relação à dengue, aderiram ao WOLBACHIA para chegar aos resultados de menor risco à população.
A indicação da dupla de representantes do PT na Câmara aconteceu em 27/01/2025 e, após debate na Câmara com a presença de profissionais da área da saúde e da biologia, visita ao Centro de Zoonoses de Foz do Iguaçu e articulação com figuras políticas importantes para a causa, atualmente aguarda análise de autoridades regionais e estaduais da saúde para continuidade no processo.
Visto que o risco de epidemias de dengue cada vez mais agressivas é iminente diante do cenário atual em Francisco Beltrão, Mara espera e se dedica para uma resposta positiva para a segurança da população beltronense.