Mara Fornazari Urbano é eleita para o cargo em votação na Câmara Municipal
Mulheres
07/01/2025

A vereadora Mara Fornazari Urbano entre seus colegas vereadores na cerimônia de posse.
Na primeira sessão extraordinária de 2025 da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, houveram definições de blocos partidários e comissões permanentes para o ano.
Além das sete comissões permanentes tradicionais, a Procuradoria da Mulher foi oficialmente ativada em Francisco Beltrão, sob direção da vereadora Mara Fornazari Urbano. Sem uma representante feminina na Câmara Municipal durante o mandato anterior (2021 a 2024), a Procuradoria permaneceu inativa na cidade, já que não pode ser liderada por homens. Assim, Mara é a primeira Procuradora das Mulheres de Francisco Beltrão.
Entre os deveres de Vereadora e Procuradora das Mulheres na Câmara Municipal, Mara passa a exercer funções complementares que visam promover a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres. Como vereadora, ela participa da elaboração e votação de leis, representa a comunidade e fiscaliza as ações do executivo municipal. Agora, assumindo a Procuradoria da Mulher, também se dedica a ações específicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres, como a implementação de políticas públicas, apoio à rede de proteção para mulheres em situação de fragilidade e/ou violência, organização de campanhas de conscientização e articulação de parcerias com organizações da sociedade civil voltadas às causas das mulheres.
Para o trabalho à frente da pasta, o presidente da Câmara, Cidão Barbiero (Podemos), declara apoio e incentivo à nova Procuradora. “Além da representatividade dentre os vereadores, a Procuradora da Mulher também tem voz ativa em todas as políticas públicas do município, por isso, demos essa autonomia para a vereadora Mara e deixamos toda a estrutura do nosso Legislativo à disposição para esse trabalho”.
Disposta a liderar a Procuradoria das Mulheres com a seriedade que ela demanda e merece, Mara declara: “Vamos acompanhar, fiscalizar e promover um trabalho que assegure direitos, preveja a valorização e o fortalecimento das mulheres na nossa sociedade. Isso será baseado pelo meu trabalho enquanto vereadora, fazendo valer também essa função de Procuradora da Mulher no Legislativo”.