Durante visitas à Casa da Mulher Brasileira em Curitiba e ao Centro de Referência da Mulher Brasileira em Beltrão, a vereadora Mara Fornazari Urbano debate a importância de políticas públicas mais integradas e eficazes no acolhimento e proteção das mulheres em situação de violência, com foco no aprimoramento da rede de apoio local.
Mulheres
13/05/2025

A vereadora e Procuradora das Mulheres de Francisco Beltrão, Mara Fornazari Urbano, esteve em Curitiba (07/05) para uma visita técnica à Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, um dos mais avançados equipamentos públicos de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência no Brasil. A agenda contou com a participação da deputada estadual Luciana Rafagnin, que também atua em defesa das mulheres no Legislativo paranaense.
Recebidas pela coordenadora da Casa, Sandra Praddo, e por Aline Betenheuser, da Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres de Curitiba, a vereadora e a deputada acompanharam de perto os fluxos de atendimento, os setores de acolhimento e os serviços integrados que compõem o espaço: Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, atendimento psicossocial, programas de autonomia econômica, entre outros.

“O modelo da Casa da Mulher Brasileira é uma referência por integrar, num mesmo espaço, todos os serviços que uma mulher em situação de violência precisa. Ver de perto esse funcionamento nos ajuda a pensar os próximos passos do nosso Centro de Referência da Mulher em Beltrão com mais estrutura e propósito”, destacou a vereadora.
A Casa da Mulher Brasileira é parte do programa federal "Mulher, Viver sem Violência" e tem como diferencial a articulação interinstitucional, oferecendo um atendimento humanizado e eficiente às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Esse intercambio de conhecimento acontece em um momento estratégico para Francisco Beltrão, que em abril deste ano inaugurou o seu Centro de Referência da Mulher Brasileira, vinculado à Secretaria da Mulher e do Bem-Estar Social de Francisco Beltrão. O espaço já iniciou os atendimentos e se consolida como ponto fundamental da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.
Para dar continuidade ao fortalecimento do serviço, na manhã da última quinta-feira (09/05), a vereadora Mara Fornazari Urbano, a secretária Flaviana Tubin, a equipe técnica do Centro e a deputada Luciana Rafagnin realizaram uma reunião no próprio Centro de Referência da Mulher Brasileira de Francisco Beltrão. O objetivo foi compartilhar os aprendizados da visita a Curitiba, ouvir a equipe local e discutir os próximos passos para aprimorar os atendimentos e a estrutura local.

“A experiência em Curitiba e a escuta da nossa equipe aqui em Beltrão reforçam que estamos no caminho certo, mas também mostram o quanto ainda podemos avançar. Todo apoio é fundamental para transformar essa política pública em um modelo de acolhimento completo e permanente para as mulheres da nossa cidade”, afirmou Mara.
Durante a agenda, a vereadora reforçou a necessidade de que o município atue de forma ordenada com os demais órgãos que compõem a rede de proteção – como Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Polícias, Assistência Social e Saúde – para desenvolver ferramentas mais eficientes de enfrentamento à violência. A proteção das mulheres exige integração, monitoramento constante e resposta rápida por parte do poder público.
“As mulheres que possuem medida protetiva, por exemplo, precisam de uma atenção especial, com mecanismos de monitoramento e respostas efetivas para garantir sua segurança. Não basta garantir direitos no papel – é preciso garantir que eles funcionem na prática”, pontuou a vereadora.

Esse diálogo entre os setores é essencial para que o Centro de Referência não atue de forma isolada, mas como parte de uma política pública articulada, contínua e sensível à realidade das mulheres do município.
A Procuradoria das Mulheres da Câmara Municipal, sob a condução da vereadora Mara, tem priorizado ações concretas em defesa das mulheres. A agenda em Curitiba e o diálogo permanente com a Secretaria da Mulher local reforçam esse compromisso com políticas públicas estruturantes, que vão além do atendimento emergencial.
“Seguiremos trabalhando para que o Centro de Referência da Mulher Brasileira em Beltrão se torne cada vez mais forte, articulado e comprometido com o acolhimento digno, a proteção efetiva e a construção da autonomia das mulheres da nossa cidade”, concluiu a vereadora.